A Espada de Gryffindor
- J.K. Rowling
- 4 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

A espada de Gryffindor foi feita há mil anos pelos duendes, os artesãos mais habilidosos do mundo mágico, e portanto é encantada. Feita de pura prata, é suplementada por rubis, a pedra que representa a Grifinória na ampulheta de vidro que conta os pontos das casas em Hogwarts. O nome de Godrico Gryffindor está esculpido logo abaixo do punho.
A espada foi feita segundo as especificações de Godrico Gryffindor por Ragnuk I, o melhor dos duendes artesãos de prata, e portanto Rei (na cultura dos duendes, o monarca não trabalha menos que os outros, mas de forma mais habilidosa). Quando foi terminada, Ragnuk desejou-a tanto que fingiu que Gryffindor havia roubado a espada dele e mandou subordinados irem roubá-la de volta. Gryffindor se defendeu com sua varinha, mas não matou seus ofensores. Ao invés disso, ele os mandou de volta, enfeitiçados, para seu rei, a fim de avisá-lo que se ele tentasse roubar Gryffindor novamente, o bruxo iria desembainhar a espada contra todos eles.
O rei duende levou a ameaça a sério e deixou Gryffindor com sua possessão de direito, mas manteu-se rancoroso até sua morte. Essa foi a base para a falsa lenda do roubo de Gryffindor, que persiste até hoje em algumas partes da comunidade duende.
A pergunta do porquê um bruxo precisaria de uma espada, embora perguntada frequentemente, é facilmente respondida. Nos dias antes do Estatuto Internacional de Sigilo, quando bruxos misturavam-se livremente com trouxas, eles usavam espadas para se defender com a mesma frequência com que usavam suas varinhas. Na verdade, era considerado anti-esportivo usar uma varinha contra uma espada trouxa (o que não quer dizer que nunca foi feito). Muitos bruxos talentosos também eram ótimos duelistas no sentido convencional, inclusive Gryffindor.
Houve muitas espadas encantadas no folclore. A Espada de Nuadu, parte dos quatro tesouros legendários de Tuatha Dé Danann, era invencível quando desembainhada. A espada de Gryffindor doou algo para a lenda de Excalibur, a espada do Rei Arthur, que em algumas histórias deve ser tirada de uma pedra pelo verdadeiro rei. A ideia da aptidão para empunhar a espada é ecoada no retorno da espada de Gryffindor para merecedores membros da casa de seu verdadeiro dono.
escrito por: J.K. Rowling
revisado/postado por: Kalel Pessanha
Posts recentes
Ver tudoThe Potter family is a very old one, but it was never (until the birth of Harry James Potter) at the very forefront of wizarding history,...
Comments