Fantasmas
- J.K. Rowling
- 4 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

No mundo de Harry Potter, um fantasma é a silhueta tridimensional e transparente de um bruxo morto, mas que continua a existir no mundo mortal. Trouxas não podem voltar como fantasmas, e os bruxos mais sábios escolhem não o fazer. São aqueles com “serviços não terminados”, quer em forma de medo, culpa, arrependimento ou evidente conexão com o mundo material, que se recusam a seguir para a próxima dimensão.
Tendo escolhido uma imagem frágil da vida mortal, os fantasmas têm limites em relação ao que podem experimentar. Nenhum prazer físico os resta, e seu conhecimento e perspectiva permanecem no mesmo nível que atingiram enquanto vivos, de modo que ressentimentos antigos (por exemplo, em ter um pescoço incompletamente decapitado) continuam a causar dor depois de vários séculos. Por essa razão, fantasmas tendem, no geral, a ser péssima companhia. Eles são especialmente frustrantes em um assunto que fascina a maioria das pessoas: fantasmas não conseguem responder uma pergunta muito sensata a respeito de como é morrer, porque eles escolheram uma versão empobrecida da vida ao invés disso.
Fantasmas podem atravessar objetos sólidos sem causar dano a si mesmos ou ao material, mas criam transtornos na água, no fogo e no ar. A temperatura cai imediatamente na proximidade de um fantasma, efeito intensificado se muitos se reunirem em um mesmo lugar. A manifestação deles também pode tornar chamas azuis. Se parte de um fantasma ou ele inteiro passar através de uma criatura viva, a última irá experimentar uma sensação congelante, como se tivesse sido mergulhada em água gelada.
Bruxos são muito mais sensíveis ao que os trouxas chamam de atividade paranormal, e veem (e escutam) fantasmas claramente, enquanto trouxas provavelmente apenas sentem que um lugar assombrado é frio ou arrepiante. Trouxas que insistem que veem fantasmas em perfeito foco ou estão mentindo, ou são bruxos se exibindo – e em flagrante violação do Estatuto Internacional de Sigilo em Magia.
escrito por: J.K. Rowling
traduzido/revisado/postado por: Kalel Pessanha
Posts recentes
Ver tudoThe Potter family is a very old one, but it was never (until the birth of Harry James Potter) at the very forefront of wizarding history,...
Comments