top of page
Buscar

História da Copa Mundial de Quadribol

  • J.K. Rowling
  • 13 de nov. de 2014
  • 7 min de leitura

O CAMPING.png

De acordo com o Guia Oficial da Copa Mundial de Quadribol - publicado pelo Comitê de Quadribol da Confederação Internacional dos Bruxos (CQCIB) - que está disponível em todas as livrarias bruxas conceituadas pelo que muitos consideram um preço absurdo de trinta e nove Galeões - o torneio vem sendo realizado a cada quatro anos desde 1473. Tal como envolve qualquer grande evento desportivo da comunidade mágica, muitos discordam da data.


Como apenas times europeus competiam durante os séculos quinze e dezesseis, os puristas preferem datar o início da Copa Mundial de Quadribol a partir do século dezessete, quando o torneio abriu-se para outros continentes. Há também um debate polêmico sobre a precisão de alguns fatos históricos da competição. Grande quantidade da partida se centra em debater se houve ou não interferência mágica e se por culpa dela o resultado deveria ou não ser outro, sucedendo num placar final discutível.


O CQCIB tem o infeliz trabalho de regular esta controversa e anárquica competição. Dizem que o regulamento que detalha a magia fora e dentro de campo possui dezenove volumes e inclui algumas regras como: "sem dragões no estádio sob qualquer circunstância, incluindo, mas não limitando, como mascote da equipe, treinador ou 'esquenta-copos'" e "modificar qualquer parte do corpo do árbitro, sem ele(a) ter solicitado, penaliza o jogador em uma proibição perpétua de competir e possivelmente a prisão".


A Copa Mundial de Quadribol é uma inesgotável fonte de discordância, um risco de segurança para todos os frequentadores e, muitas vezes, motivo de agitação e protesto. Mas também é simultaneamente o evento esportivo mais emocionante do mundo e um pesadelo logístico para o país-sede.


Estatuto Internacional de Sigilo em Magia


Um divisor de águas na Copa Mundial de Quadribol foi a implantação do Estatuto Internacional de Sigilo em Magia em 1692, que destinava-se a ocultar a existência de magia e feiticeiros. A Confederação Internacional dos Bruxos (CIB) viu a Copa de Quadribol como um risco da maior magnitude por causa da movimentação que gerava e a congregação de tantos membros da comunidade bruxa internacional de segurança. No entanto, depois de muitos protestos e ameaças à CIB, concordaram que o torneio poderia continuar e criaram um órgão regulador - o CQCIB - que se encarregava de encontrar estádios apropriados (geralmente mouros remotos, desertos e ilhas), providenciar transporte para os espectadores (tendo em vista que até 100.000 iriam a final), e juizar os jogos (uma das tarefas mais ingratas e difíceis do mundo mágico).


Como funciona o torneio?


O número de países que participam da Copa de Quadribol varia de torneio para torneio. Se a população bruxa do país é pequena, pode ser difícil formar uma equipe com o nível padrão exigido, mas outros fatores, como conflitos internacionais ou desastres, podem afetar os números de países-participantes. No entanto, qualquer país pode inscrever uma equipe num período de doze meses após o término da última final.


Os países-times são divididos em dezesseis grupos, no qual todos os países jogam um contra o outro em um período de dois anos, até dezesseis equipes vencedoras permanecerem. Durante essa fase de grupo, a duração da partida é limitada a quatro horas para evitar a exaustão dos jogadores. Inevitavelmente, isso significa que em algumas partidas o Pomo não é capturado e o resultado final é decidido a partir do número de golos. As vitórias nessa fase acrescentam dois pontos. Mas se o time vence por mais de 150 pontos ganha um adicional de 5; por mais de 100 um de 3; e por mais de 50 um extra de 1 ponto. Em caso de empate, o time vencedor é aquele que pegou o Pomo mais vezes, ou mais rapidamente durante as partidas.


Os dezesseis finalistas são classificados de acordo com os pontos que ganharam durante a fase de grupos. A equipe com mais pontos joga contra a equipe de menor pontuação, a segunda maior joga com a segunda menor, e assim em diante. Teoricamente, os dois melhores times se enfrentarão na final.


Os árbitros são escolhidos pelo CQCIB.



Mundiais polêmicos


Não existe Copa de Quadribol sem polêmica, mas algumas se destacam. Algumas das Copas mais polêmicas estão listadas abaixo:


O Ataque da Floresta Assassina


O clímax tenso da final de 1809 entre Romênia e Nova Espanha (agora conhecida como México) é conhecida na comunidade bruxa como a pior exibição do temperamento já demonstrado de um jogador. Os colegas de equipe de Niko Nenad já haviam demonstrado preocupação com sua explosão de raiva durante as quartas e semi-finais e, preocupados, tentaram convercer o treinador a substituí-lo na final, um conselho que foi tristemente ignorado pelo ambicioso velho bruxo. Depois do jogo, Ivan Popa (colega de equipe de Niko Nenad e premiado com Ordem Internacional Mágica ao Mérito por ter salvado tantas vidas na catástrofe) declarou num inquértio internacional que: "Nessas últimas semanas vi Niko tão depressivo que ele estava batendo a cabeça na vassoura e ateando fogo nos próprios pés. Eu tive que impedi-lo de estrangular dois árbitros. Porém, nunca imaginei o que ele estava planejando fazer caso não ganhássemos na final. Quero dizer, quem ia imaginar? Só uma pessoa tão louca como ele". Exatamente como Nenad conseguiu azarar uma floresta inteira na borda da Sibéria Ocidental é um completo mistério, embora suspeite-se que entre seus cúmplices estejam os fãs sem escrúpulo e mais tarde foi provado que vários bruxos das trevas locais foram pagos. Depois de duas horas de jogo, a Romênia estava perdendo por três pontos e os jogadores já estavam cansados. Foi então que Nenad deliberadamente bateu um balaço para fora do estádio, para a floresta além do campo. O efeito foi instântaneo e mortal. As árvores ganharam vida, romperam suas raízes da terra e marcharam para o estádio, esmagando tudo em seu caminho, causando inúmeros acidentes e muitas mortes. O que era uma partida de Quadribol virou rapidamente uma batalha de humanos contra árvores, que os bruxos conseguiram ganhar depois de sete horas lutando. Nenad não pode ser processado porque morreu no começo da batalha por um abeto particularmente violento.


A Copa Que Ninguém Lembra


O CQCIB insiste que uma copa tem sido realizada a cada quatro anos desde 1473. Isso é motivo de orgulho, pois prova que nada - guerras, condições climáticas adversas ou interferência trouxa - pode fazer os bruxos pararem de jogar Quadribol. No entanto, há um mistério que envolve a Copa de 1877. A competição foi, sem sombra de dúvida, planejada: o local foi escolhido (Deserto Ryn, no Cazaquistão), o material publicitário foi produzido e ingressos foram vendidos. Mas em Agosto o mundo bruxo se deu conta de que não se lembravam de absolutamente nada da Copa. Nem quem comprou os ingressos nem nehum dos jogadores se lembraram de um único jogo. No entanto, por razões que nenhum deles entendeu, o batedor inglês Lucas Bargeworthy tinha a maioria de seus dentes faltando, os joelhos do apanhador canadense Angelus Peel estavam para trás e metade da equipe argentina foi encontrada amarrada no porão de um bar em Cardiff. Precisamente o que tinha - ou não - acontecido durante a Copa nunca foi satisfatoriamente comprovado. Teorias vão desde um Feitiço da Memória coletivo perpetuado pela Frente de Liberação dos Duendes (naquele tempo muito ativo e que atraia muitos bruxos descontentes e anarquistas) à epidemia do Cerebrumous sarapintosis, a sub-estirpe virulenta mais comum da Sarapintose, que causa severa confusão e comprometimento da memória. Em todo caso, foi considerado adequado repetir a Copa em 1878 e tem sido realizada a cada quatro anos a partir desse, o que explica a discrepância na sequência de "a cada quatro anos" desde 1473.


Royston Idlewind e os Dissimuladores


Em 1971, o CQCIB nomeou um novo Diretor Internacional, o bruxo australiano Royston Idlewind. Um ex-jogador que fez parte da equipe vencedora da Copa Mundial por seu país, em 1966, ele foi, no entanto, uma escolha controversa para um Diretor Internacional devido aos seus pontos de vista ditatoriais sobre o controle da multidão - uma postura, sem sombra de dúvida, influenciada pelas muitas azarações que sofreu como estrela-artilheiro australiano. A declaração de Idlewind que considerava a multidão "a única coisa que não gosto no Quadribol" não ajudou em sua popularidade com os fãs. Ele passou a ser visto como hostil, quando passou a aprovar uma série de regulamentos draconianos, o pior foi a proibição total de todas a varinhas nos estádios, exceto a dos funcionários do CQCIB. Muitos fãs ameaçaram boicotar a Copa Mundial de 1974, em protesto, mas como arquibancadas vazias eram a ambição secreta de Idlewind, sua estratégia nunca teve chance. O torneio começou como sempre, embora a multidão estivesse reduzida, o aparecimento de "Dissimuladores", um estilo inovador de instrumento musical, animou todos os jogos. Esses objetos tubulares multicoloridos emitiam gritos de apoio e nuvens de fumaça com a cores do nação. À medida que o torneio avançava, a popularidade do Dissimulador cresceu, assim como as multidões. Até a partida final Síria-Madagascar, as arquibancadas estavam tão cheias que foi um público recorde, cada um carregando seu próprio Dissimulador. Quando Royston Idlewind apareceu no palco para dignatários e funcionários de alto escalão, cem mil dissimuladores emitiram um barulho ensurdecedor e se transformaram nas varinhas que haviam sido disfarçadas durante todo o torneio. Humilhado pelo desrespeito coletivo, Royston Idlewind renunciou imediatamente. Até mesmo os defensores do time perdedor, Madagascar, tiveram algo a comemorar naquela longa e barulhenta noite.


Reaparição da Marca Negra


Possivelmente, a mais infame final de Copa Mundial dos últimos séculos foi a partida Irlanda-Bulgária, em 1994, que aconteceu em Dartmoor, Inglaterra. Durante as comemorações pós-jogo da vitória da Irlanda, houve um surto violento e sem precedentes dos apoiadores de Lorde Voldemort, que atacaram, capturaram e torturaram colegas bruxos locais. Pela primeira vez em 14 anos a Marca Negra aparecera no céu, causando alarme generalizado, que resultou em muitos feridos na multidão. O CQCIB censurou fortemente o Ministério da Magia após o evento, alegando que as medidas de segurança tinham sido inadequadas, dada a existência de uma conhecida e violenta tendência puro-sangue no Reino Unido. Royston Idlewind emergiu brevemente da aposentadoria para dar a seguinte declaração ao Profeta Diário: "a proibição de varinhas não parece algo tão estúpido agora, não é?"


escrito por: J.K. Rowling

traduzido/revisado/postado por: Kalel Pessanha


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
The Potter Family

The Potter family is a very old one, but it was never (until the birth of Harry James Potter) at the very forefront of wizarding history,...

 
 
 

Comentários


  • Facebook Reflection
  • Twitter Reflection
  • Blogger Reflection
  • SoundCloud Reflection

© 2014-2015 by Kalel Pessanha. Proudly created with Wix.com

bottom of page