top of page

Penseira


Uma Penseira é um prato largo e raso feito de metal ou pedra, geralmente com decoração elaborada ou incrustado com pedras preciosas, que carrega encantamentos poderosos e complexos. As Penseiras são raras, pois só os bruxos mais experientes as usam – na verdade, a maioria dos bruxos sente medo desse objeto.


Os perigos vistos na Penseira se devem ao seu poder sobre a memória e o pensamento. Ela é encantada para recriar memórias de modo que se possa revivê-las, fazendo com que cada detalhe armazenado no subconsciente seja recriado fielmente e permitindo que o dono ou (e aqui reside o perigo) uma segunda pessoa seja capaz de entrar nas memórias e transitar por elas. Inevitavelmente, aqueles que têm coisas a esconder, se envergonham do passado, querem guardar seus segredos ou prezam pela privacidade terão reservas quanto a um objeto como a Penseira.


Ainda mais difícil que recriar memórias é usar uma Penseira para examinar e selecionar pensamentos e ideias. Poucos bruxos possuem essa habilidade. Alvo Dumbledore é visto usando a Penseira de Hogwarts dessa maneira, principalmente no capítulo trinta de Harry Potter e o Cálice de Fogo, quando ele acrescenta ideias na Penseira e o rosto de Harry se transforma no de Snape. Dumbledore está se lembrando da conexão escondida entre Snape e Harry (Snape era apaixonado pela mãe de Harry, e agora – ainda que com ressentimentos – tem o compromisso de honra de protegê-lo).


Tradicionalmente, a Penseira de uma bruxa ou um bruxo, assim como a varinha, é enterrada com o dono, pois é considerada um artefato muito pessoal. Qualquer pensamento ou memória deixado dentro da Penseira é também enterrado com seu dono, a menos que ele ou ela tenha pedido o contrário. A Penseira de Hogwarts, no entanto, não pertence a um indivíduo, mas à escola. Foi usada por uma longa sucessão de diretores e diretoras, que também deixaram para trás sua experiência de vida em forma de memórias. Isso forma uma inestimável biblioteca de referência para o diretor ou a diretora em função.


A Penseira de Hogwarts é feita de pedra com ornatos entalhados e gravações de runas saxônicas modificadas, que a marcam como um artefato de imensa antiguidade anterior à criação da escola. Uma lenda (improcedente) diz que os fundadores descobriram a Penseira quase que enterrada no chão, no local onde decidiram erguer a escola.


A palavra “Penseira” originou-se de “pensativo”, que significa mergulhado em pensamentos, meditativo. Ela também funciona como trocadilho, pois alude à palavra “peneira”, remetendo à função do objeto de selecionar significados dentro da massa de pensamentos e memórias.


tradução: POTTERMORE LIMITED © 2016

revisado e postado por: KALEL PESSANHA


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page