top of page

Lufa-Lufa

Parabéns! Eu serei seu monitor, Gabriel Truman, e estou muito feliz em recebê-lo na casa da LUFA-LUFA. Nosso símbolo é o texugo, um animal que frequentemente é subestimado, porque vive calmamente até que seja atacado, mas que, quando provocado, pode lutar contra animais maiores do que ele mesmo, incluindo lobos. As cores da nossa casa são o amarelo e o preto e nossa sala comunal está situada um andar abaixo do térreo, no mesmo corredor das cozinhas.


Agora, têm algumas coisas que você deveria saber sobre de Lufa-Lufa. Primeiro, vamos falar sobre um mito constante aqui em Hogwarts, de que somos a casa menos inteligente. ERRADO. Lufa-lufa é certamente a casa que menos se gaba, mas nós produzimos tantos bruxos e bruxas brilhantes como qualquer outra. Quais? Veja Grogan Stump, um dos mais populares Ministros da Magia de todos os tempos. Ele era um Lufano, assim como eram os Ministros bem sucedidos Artemesia Lufkin e Douglas McPFail. E ainda temos a autoridade mundial em criaturas mágicas, Newt Scamander; Bridget Wenlock, a aritmantóloga mais famosa do século treze, que foi a primeira pessoa a descobrir as propriedades mágicas do número sete e Hengist de Woodcroft, que fundou Hogsmeade, a vila inteiramente bruxa, que fica bem próxima de Hogwarts. Todos Lufanos.


Então, como você pode ver, nós produzimos um número mais do que suficiente de bruxos brilhantes, poderosos e audaciosos, mas só porque não saímos gritando isso, não recebemos o crédito que merecemos. Corvinais em particular acreditam que, qualquer descobridor fora do comum deve ter vindo da casa deles. Eu tive um grande problema no meu terceiro ano por duelar com um monitor que insistiu que Bridget Wenlock tinha vindo da casa dele, não da minha. Eu deveria ter recebido uma semana de detenções, mas a Profª Sprout me deixou escapar dessa com uma advertência e uma caixa de sorvete de coco.


Lufanos são verdadeiros e leais. Não nos vangloriamos, mas ajudamos quando você está em perigo. Como o nosso mascote, o texugo, nós nos protegemos, protegemos a nossos amigos e familiares contra todo o perigo. Nada nos intimida.


Porém, é verdade que Lufa-lufa é um pouco pobre em uma área. Nós produzimos o menor número de bruxos das trevas do que qualquer outra casa da escola. Claro que você pensa na Sonserina como uma fábrica de malfeitores, visto que eles nunca tiveram uma briga honesta e preferem trapacear a trabalhar duro, mas mesmo a Grifinória (casa com a qual nos damos melhor) produziu alguns personagens espertinhos.


O que mais você precisa saber? Ah, sim, a entrada para a Sala Comunal está escondida em uma pilha de barris em um canto na ala direita do corredor das cozinhas. Dê um tapinha no segundo barril de cima pra baixo, no meio da segunda fileira, no ritmo de Helga Hufflepuff, e a tampa se abrirá. Nós também somos a única casa em Hogwarts com um dispositivo de repulsão a potenciais intrusos. Se baterem na tampa do barril errado, ou se o ritmo da batida for outro, o intruso será encharcado em vinagre.


Você ouvirá sobre as outras casas e seus arranjos de segurança, mas acontece que em mais de mil anos a Sala Comunal da Lufa-lufa e seus dormitórios nunca foram vistas por intrusos. Assim como os texugos, nós sabemos exatamente como nos esconder – e como nos proteger.


Uma vez aberto o barril, rasteje pela passagem até entrar na mais confortável de todas as salas comunais. Ela é redonda e tem o teto rebaixado, parece sempre ensolarada e suas janelas circulares têm a vista da grama ondulante e dentes-de-leão.


Há bastante cobre polido no local, muitas plantas tanto penduradas no teto, quanto posicionadas nos parapeitos das janelas. A Chefe da nossa casa é a Profª Pomona Sprout, que também é a coordenadora de Herbologia, e nos traz as espécies mais interessantes (algumas dançam e falam) para decorar a nossa sala... uma razão para sermos muito bons em Herbologia. Nossos sofás e cadeiras são estofados em preto e amarelo e nossos dormitórios são acessados através de portas redondas nas paredes da sala comunal. Lâmpadas de cobre projetam uma luz quente nos nossos quatro pôsteres, todos cobertos com mosaicos de retalhos, e aquecedores de cama feitos de cobre estão pendurados nas paredes, para o caso de você estar com o pé frio.


O fantasma de nossa casa é o mais amigável de todos: o Frei Gorducho. Você o reconhecerá bem facilmente. Ele é roliço, veste roupas de monge e é muito generoso se você estiver perdido ou em apuros.


Acho que isso é quase tudo. Devo dizer que espero que alguns de vocês sejam bons jogadores de quadribol. Lufa-lufa não tem feito bonito nos torneios ultimamente.


Você provavelmente dormirá bem. Estamos protegidos de tempestades e ventanias nos nossos dormitórios. Nunca tivemos as noites perturbadoras que aqueles das torres já experimentaram.


E mais uma vez: parabéns por se tornar membro da mais amiga, mais decente e mais tenaz de todas as casas.


A sala comunal da Lufa-Lufa é acessada pelo mesmo corredor que leva às cozinhas de Hogwarts. Passando pela grande imagem de natureza-morta que forma a entrada da cozinha, pode-se ver vários barris grandes empilhados em um escuro recesso de pedra no lado direito do corredor. O segundo barril, a contar do chão, no meio da segunda fileira, abre-se ao levar batidinhas no ritmo de “Helga Hufflepuff”*. Como dispositivo de segurança para repelir quem não é da Lufa-Lufa, batidinhas no barril errado ou no número incorreto de vezes fazem com que uma das outras tampas exploda e deixe o intruso ensopado com vinagre.


Uma simples passagem dentro dos barris segue por uma curta subida até revelar uma sala confortável, redonda e de teto baixo, que faz lembrar uma toca de texugo. A sala é decorada nas alegres cores de uma abelha, amarelo e preto, enfatizadas pelo uso de madeira cor-de-mel extremamente polida nas mesas e nas portas redondas que levam aos dormitórios dos meninos e das meninas (mobiliados com confortáveis camas de madeira, todas arrumadas com cobertores escoceses).


Uma colorida profusão de plantas e flores parece agraciar a atmosfera da sala comunal da Lufa-Lufa: vários cactos ficam em prateleiras de madeira circular (curvadas para encaixar nas paredes), muitos dos quais acenam e dançam para quem passa, enquanto vários suportes de plantas, revestidos de cobre e pendentes do teto, fazem com que ramos de samambaias e heras acariciem o cabelo de quem passar por baixo.


Um retrato acima da cornija de madeira (toda decorada com entalhes de texugos dançarinos) mostra Helga Hufflepuff, uma das fundadoras da Escola de Hogwarts, brindando aos seus alunos com uma pequena xícara dourada de asas duplas. Pequenas janelas redondas ao nível do solo, na base do castelo, exibem uma agradável visão de relva ondulante e dentes-de-leão e, às vezes, de alguns pés passando. Apesar das janelas baixas, a sala parece perenemente ensolarada.

 

*Pode-se dizer que a complexidade para entrar nas salas comunais dá uma ideia geral da reputação intelectual de cada casa: Lufa-Lufa tem um portal que não muda e requer batidinhas rítmicas; Sonserina e Grifinória possuem entradas que desafiam o suposto aluno quase que da mesma maneira, uma com uma entrada quase imperceptível e senhas variadas, outra com uma guardiã caprichosa e senhas que mudam frequentemente. Para manter sua reputação como casa das mentes mais ágeis de Hogwarts, a porta para a sala comunal da Corvinal coloca um novo desafio intelectual ou filosófico a cada pessoa que bata nela.


Entretanto isso não deve nos levar a concluir que os alunos da Lufa-Lufa são idiotas ou incompetentes, ainda que às vezes tenham sido cruelmente caricaturados dessa maneira. Vários cérebros brilhantes saíram da Lufa-Lufa ao longo dos séculos. O caso é que essas mentes excelentes sempre estiveram aliadas a outras qualidades notáveis: paciência, uma forte ética de trabalho e constância, todas atributos tradicionais da Lufa-Lufa.



Reflexões de J.K. Rowling


Quando planejei a série, esperava que Harry visitasse as quatro salas comunais durante sua temporada em Hogwarts. Chegou um momento em que percebi que ele jamais teria uma razão válida para entrar na sala da Lufa-Lufa. Contudo, ela é tão real para mim quanto as outras três, então eu sempre soube exatamente para onde os alunos da Lufa-Lufa estavam indo quando tomavam a direção da cozinha depois das aulas.


tradução: POTTERMORE LIMITED ©2016

revisado e postado por: KALEL PESSANHA


 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle

© 2014-2019 por Kalel Pessanha. Orgulhosamente criado com o Wix.com

bottom of page