top of page

O Espelho de Ojesed

O Espelho de Ojesed é um dispositivo muito antigo. Ninguém sabe quem o criou, ou mesmo como foi parar em Hogwarts. Vários professores traziam objetos interessantes de suas viagens, portanto, ele pode ter chegado ao castelo de maneira casual, ou porque algum professor conhecia seu funcionamento e se sentiu intrigado, ou ainda porque não o compreendia e queria consultar o parecer dos colegas.


O Espelho de Ojesed é um daqueles artefatos mágicos que parece ter sido criado com intuito de divertir (se de modo inocente ou malévolo, é questão de opinião), pois embora seja mais revelador do que um espelho normal, é na verdade mais interessante que propriamente útil. Somente após o Professor Dumbledore fazer modificações importantes no espelho (o qual permaneceu uma eternidade inativo na Sala Precisa, antes de ser tirado de lá e utilizado) ele tornou-se um soberbo esconderijo e o teste final para os impuros de coração.


A inscrição no espelho (“oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn”) deve ser lida de trás para frente, toda junta, para mostrar seu verdadeiro propósito.


Alvo Dumbledore, que o trouxe do esconderijo, recolocou-o no lugar onde o encontrou depois que este cumpriu sua função em Pedra Filosofal. Pode-se concluir então que o espelho foi destruído, junto com todo o conteúdo da Sala Precisa, durante a Batalha de Hogwarts.

Reflexões de J.K. Rowling


As palavras de aviso de Alvo Dumbledore para Harry ao falar sobre o Espelho de Ojesed expressam o meu próprio ponto de vista. O conselho de “abraçar seus sonhos” é muito bom e correto, mas há um ponto em que se apegar aos sonhos se torna inútil e até mesmo nocivo. Dumbledore sabe que a vida pode passar enquanto se vive agarrado a um desejo que jamais poderá – ou deverá – se realizar. O maior anseio de Harry é impossível: o retorno dos pais. Por mais triste que tenha sido para ele viver privado da família, Dumbledore sabe que ficar sentado olhando para a visão de algo que nunca vai acontecer apenas irá fazer mal a Harry. O espelho é cativante e tentador, mas não traz felicidade em si.


tradução: POTTERMORE LIMITED © 2016

revisado e postado por: KALEL PESSANHA

 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle

© 2014-2019 por Kalel Pessanha. Orgulhosamente criado com o Wix.com

bottom of page