top of page

Fantasmas de Hogwarts

Apesar dos rumores infundados com relação à Casa dos Gritos, que nunca foi assombrada de fato, Hogwarts é a habitação mais mal-assombrada da Grã-Bretanha (e isso considerando-se uma dura competição, já que há mais avistamentos/percepções de fantasmas nestas ilhas úmidas do que em qualquer outro lugar do mundo). O castelo é um local agradável para os fantasmas, pois os habitantes vivos tratam seus amigos mortos com tolerância e até mesmo afeição, não importa quantas vezes tenham ouvido as mesmas reminiscências de sempre..


Cada uma das quatro Casas de Hogwarts possui seu próprio fantasma. A Sonserina se orgulha do Barão Sangrento, coberto de manchas de sangue prateado. O fantasma menos falante é a Dama Cinzenta, bela e de cabelos longos.


Lufa-Lufa é assombrada pelo Frei Gorducho, executado porque o seu superior desconfiou da sua habilidade para curar varíola cutucando os camponeses com um graveto, e do imprudente hábito de tirar coelhos do cálice da comunhão. Apesar de ser um fantasma alegre, o Frei Gorducho ainda se ressente de não ter conseguido chegar a cardeal.

A Grifinória é lar de Nick Quase Sem Cabeça, que em vida foi Sir Nicholas de Mimsy-Porpington. Um tanto esnobe e longe de ser o bruxo perfeito que acreditava ser, em vida Sir Nicholas frequentava a corte de Henrique VII, até cometer a tola tentativa de usar magia para embelezar uma dama de companhia... e acabar por fazer presas brotarem na pobre mulher. Sir Nicholas teve a varinha tomada e foi executado sem qualquer perícia, ficando com a cabeça pendurada por um fiapo de pele e tendão. Por tal motivo, ele guarda um sentimento de inadequação com relação aos fantasmas realmente sem cabeça.


Outro fantasma notável de Hogwarts é a Murta Que Geme, a qual assombra um muito pouco frequentado banheiro feminino. Murta era aluna de Hogwarts quando morreu, mas preferiu perpetuar sua existência na escola por um objetivo de curto prazo: assombrar sua ameaçadora arquirrival, Olívia Hornby. Com o passar das décadas, Murta ganhou a fama de fantasma mais deprimente da escola. É fácil encontrá-la escondida em um dos boxes, enchendo o espaço azulejado de gemidos e lamentações.



Reflexões de J.K. Rowling


A inspiração para a Murta Que Geme era a presença frequente de alguma garota chorando nos banheiros públicos, especialmente nas festas e danceterias da minha juventude. Isso não acontece nos banheiros masculinos, então gostei de colocar Harry e Rony em um território tão desconfortável e desconhecido em Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Enigma do Príncipe.


O fantasma mais produtivo de Hogwarts é, claro, o Professor Binns, o velho professor de História da Magia que certo dia dormiu diante da lareira na sala de professores e depois levantou para dar sua próxima aula, deixando o corpo para trás. Ainda se discute se o Professor Binns percebeu ou não que está morto. Mesmo que seja um tanto engraçado para os alunos vê-lo pela primeira vez entrando em sala de aula através do quadro-negro, ele não é o professor mais empolgante de todos.


A inspiração para o Professor Binns foi um velho professor da minha universidade, que dava todas as aulas com os olhos fechados, balançando-se para frente e para trás quase que na ponta dos pés. Embora fosse um homem brilhante, que vomitava uma quantidade imensa de informação valiosa a cada aula, sua desconexão com os alunos era total. O Professor Binns mal se dá conta de seus alunos vivos, e fica espantado quando começam a lhe fazer perguntas.


Na primeira lista de fantasmas que fiz para Hogwarts incluí a Murta (inicialmente chamada de “Vanda Que Chora”), o Professor Binns, a Dama Cinzenta (então chamada de “Dama Sussurrante”) e o Barão Sangrento. Havia também um Cavaleiro Negro, O Sapo (que deixava seu ectoplasma por toda a sala de aula), e um fantasma que me arrependo um pouco de não ter usado. Seu nome era Edmundo Grubb, e as anotações ao lado dele dizem: Faleceu na entrada do Salão de Jantar. Às vezes impede as pessoas de entrar, de propósito. Fantasma gordo vitoriano (comeu frutinhas venenosas).


tradução: POTTERMORE LIMITED © 2016

revisado e postado por: KALEL PESSANHA

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page