top of page

Pirraça

O substantivo “poltergeist” é de origem alemã e poderia ser a grosso modo traduzido como “fantasma barulhento”, ainda que, tecnicamente falando, não seja um fantasma. O poltergeist é uma entidade invisível que move objetos, bate portas e cria outras perturbações audíveis e cinéticas. Ele é encontrado em diversas culturas e aparenta ter uma forte relação com lugares onde pessoas jovens, principalmente adolescentes, estão vivendo. As explicações para esse fenômeno variam do sobrenatural ao científico.


Era inevitável que, em um castelo lotado de bruxas e bruxos adolescentes, um poltergeist fosse gerado. Da mesma forma, era de se esperar que esse poltergeist fosse mais barulhento, destrutivo e difícil de expulsar do que aqueles que às vezes frequentam casas trouxas. Sem dúvida, Pirraça é o poltergeist mais notório e encrenqueiro da história da Grã-Bretanha. Diferentemente da esmagadora maioria de seus colegas, Pirraça possui forma física, ainda que possa ficar invisível quando deseja. Sua aparência reflete sua natureza, e aqueles que o conhecem concordariam em dizer que é uma mistura perfeita de humor e má intenção.


Pirraça recebeu um ótimo nome, pois tem sido uma irritação para todos os zeladores de Hogwarts desde Hankerton Humble (indicado pelos quatro fundadores). Ainda que muitos alunos e alguns professores tenham uma estranha afeição por Pirraça (já que ele sem dúvida dá certo tempero à vida da escola), ele é um destruidor incurável. Geralmente cabe ao zelador limpar todas as suas bagunças deliberadas: vasos quebrados, poções derrubadas, estantes reviradas e assim por diante. Aqueles com pouca paciência deploram o gosto que Pirraça tem de se materializar a centímetros do nariz, esconder-se em armaduras ou largar objetos sólidos em suas cabeças quando saem de uma aula para outra.

Os vários esforços já feitos para remover Pirraça do castelo resultaram em fracasso. O último e mais desastroso foi realizado em 1876 pelo zelador Rancorous Carpe, que desenvolveu uma armadilha elaborada, usando como isca um sortimento de armas (as quais ele acreditava que seriam irresistíveis para Pirraça) e uma grande redoma de vidro reforçada por vários Feitiços de Contenção, que ele pretendia largar sobre o poltergeist quando estivesse no lugar certo. Além de quebrar a redoma com facilidade, fazendo chover cacos de vidro no corredor inteiro, Pirraça ainda escapou da armadilha armado com vários cutelos, balestras, um bacamarte e um canhão em miniatura. O castelo foi evacuado enquanto Pirraça se divertia atirando à esmo pelas janelas e ameaçando todos de morte. O impasse de três dias terminou quando a diretora da época, Eupraxia Mole, aceitou assinar um contrato dando privilégios adicionais a Pirraça, como um mergulho semanal nos banheiros masculinos do primeiro andar, direito de selecionar os pães velhos da cozinha (que ele usaria como projéteis) antes que fossem reaproveitados, e um chapéu novo – que deveria ser feito sob medida por Madame Bonhabille em Paris. Rancorous Carpe se aposentou mais cedo por motivos de saúde, e desde então não se fez mais nenhuma tentativa de livrar o castelo do seu habitante mais indisciplinado.


Pirraça reconhece alguns tipos de autoridade. Ainda que não costume ficar impressionado com títulos e distintivos, tem por hábito ser condescendente com as reprimendas dos professores e aceita ficar fora das salas quando estão dando aulas. Ele é conhecido por ter demonstrado uma rara afinidade com certos alunos (especialmente Fred e Jorge Weasley), e sem dúvida sente medo do fantasma da Sonserina, o Barão Sangrento. Sua verdadeira lealdade, no entanto, se revelou na grande Batalha de Hogwarts.


tradução: POTTERMORE LIMITED © 2016

revisado e postado por: KALEL PESSANHA


 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle

© 2014-2019 por Kalel Pessanha. Orgulhosamente criado com o Wix.com

bottom of page