Poção Polissuco
- J.K. Rowling
- 5 de nov. de 2014
- 2 min de leitura
A Poção Polissuco, uma infusão complexa e demorada, é melhor se deixada ao encargo de bruxas e bruxos altamente qualificados. Ela permite a quem consumi-la assumir a aparência física de outra pessoa, desde que se tenha primeiro obtido parte do corpo do indivíduo para acrescentar à mistura (pode ser qualquer coisa: unha do pé, caspa ou coisa pior, mas o mais comum é usar cabelo). A ideia de que uma bruxa ou um bruxo possa fazer mal a alguém usando partes do corpo é bem antiga e existe no folclore e nas superstições de muitas culturas.
O efeito da poção é apenas temporário e depende do quão bem foi cozinhado: pode durar de dez minutos até doze horas. Você pode mudar de idade, sexo e raça tomando a Poção Polissuco, mas não de espécie.
O fato de Hermione ser capaz de fazer uma Poção Polissuco eficiente aos doze anos é prova de sua impressionante habilidade mágica, pois é uma poção que muitos bruxos e bruxas adultos temem tentar.
Reflexões de J.K. Rowling
Lembro-me de criar a lista completa de ingredientes para a Poção Polissuco. Cada um foi cuidadosamente selecionado. Hemeróbios (a primeira parte do nome [em inglês, “lacewing flies”] sugere um entrelaçamento, uma ligação entre duas identidades); sanguessugas (para sugar a essência de um e passá-la para outro); chifre de bicórnio (a ideia da dualidade); sanguinária (faz outra alusão à se ligar a outra pessoa); descurainia ([“fluxweed”, em inglês] remete à mutabilidade do corpo ao se transformar em outro) e pele de araramboia (um corpo externo que é removido para ganhar um novo interior).
O nome Polissuco serviu para fazer diversas alusões. “Poli”, que significa “muito”, dá a ideia de que a poção poderia transformar você em várias pessoas diferentes; mas “polissuco” também fica próximo de “Polideuces”, que eram deuses gêmeos na mitologia grega.

tradução: POTTERMORE LIMITED © 2016
revisado e postado por: KALEL PESSANHA
Comments