Chave de Portal
- J.K. Rowling
- 13 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

Chaves de Portal são objetos utilizados para transportar um ou mais bruxos de um lugar para o outro em um momento predeterminado. Elas podem ser feitas a partir de qualquer objeto, mas normalmente são coisas discretas, para que os trouxas não sejam tentados a brincar com elas.
Bruxos que não podem aparatar (desmaterializar-se e reaparecer à vontade), que desejem viajar durante o dia (o que significa que vassouras, testrálios, carros voadores e dragões são inapropriados), ou cujo destino não possui uma lareira (tornando o Pó de Flu inútil) terão que recorrer ao uso de uma Chave de Portal.
Quase todo objeto inanimado pode ser transformado em uma Chave de Portal. Uma vez encantado, o objeto transportará qualquer um que agarrá-lo a um destino previamente estabelecido. Uma chave de portal também pode ser encantada para levar aquele que a agarrar (ou aqueles que a agarrarem) somente num determinado momento. Desta forma, as chegadas e partidas de grande número de bruxos podem ser escalonadas, permitindo que grandes eventos, como a Copa Mundial de Quadribol, aconteçam com poucas falhas de segurança.
Quando o sigilo é fundamental e se planeja movimentar grandes massas, a chave de portal será um objeto qualquer, escondido em um lugar fora do comum, para que os trouxas que passem por ali pensem que se trata de alguma coisa jogada sem importância. Entretanto, ocorreram acidentes; dois trouxas que levavam seus cachorros para passear foram transportados acidentalmente a um show de Celestina Warbeck em 2003, porque seus cachorros saíram correndo com um tênis velho em Clapham Commom (deixando angustiada uma multidão de bruxos, procurando desesperadamente pela Chave de Portal em um trecho de grama vazio, esperançosamente agarrando pacotes velhos de batata frita e pontas de cigarro). Um dos trouxas inclusive foi convidado a subir no palco por Celestina, para cantar um dueto de Caldeirão Quente, Amor Fervente. Apesar do feitiço de memória que lhe foi aplicado por um atormentado funcionário do Ministério parecer ter funcionado naquele momento, depois daquele dia, ele escreveu uma popular canção trouxa que tem uma estranha semelhança com o sucesso mundial de Celestina (Madame Warbeck não ficou muito contente).
Todos concordam que a sensação de viajar com uma chave de portal é desconfortável, para não dizer completamente desagradável, e pode causar náusea, tontura e outros efeitos piores. Os curandeiros recomendam que idosos, grávidas e enfermos evitem usar as Chaves de Portal. A sugestão de arranjar Chaves de Portal para o transporte de familiares irritantes salvou muitos natais de famílias de bruxas.
No termo "Chave de Portal", a palavra Chave tem sentido de "guardar um segredo" e Portal de transportar. Não gosto de me gabar, mas tenho uma chave de portal verdadeira – a chave da cidade estadunidense de LaPorte – que me foi entregue por Emerson Spartz, o fundador do site de fãs mugglenet.com (site em inglês).
escrito por: J.K. Rowling
traduzido/revisado/postado por: Kalel Pessanha
Comments