top of page

Sibila Trelawney

Sibila é a tetraneta de uma vidente genuína, Cassandra Trelawney. O dom de Cassandra foi se diluindo na sucessão das gerações, mas Sibila herdou mais dele do que imaginava. Quase acreditando nas próprias esparrelas sobre seu talento (pois ela é pelo menos 90% uma fraude), Sibila cultivou maneirismos dramáticos e se diverte impressionando alunos mais crédulos com previsões de destruição e desastre. É hábil nos truques da cartomante e, ao captar perfeitamente o nervosismo e a sugestionabilidade de Neville na primeira aula, logo lhe diz que estava prestes a quebrar um xícara, o que ele acaba por fazer. Em outras ocasiões, alunos crédulos fazem o trabalho por ela. A Professora Trelawney diz a Lilá Brown que algo muito temido pela menina lhe aconteceria em dezesseis de outubro e, quando nesse dia Lilá recebe a notícia de que seu coelho morrera, ela imediatamente liga o fato à previsão. Toda a lógica e o bom senso de Hermione (Lilá não estava receosa com a morte do coelho, que era um bebê; o coelho não morreu no dia dezesseis, mas no dia anterior) não adiantaram nada, pois Lilá queria acreditar que sua infelicidade fora prevista. Pela lei das médias, as previsões disparadas pela Professora Trelawney às vezes atingem o alvo, mas na maior parte do tempo não passam de papo furado e presunção.


No entanto, Sibila realmente vivencia raros lampejos de clarividência, dos quais nunca consegue lembrar depois. Assegurou seu posto em Hogwarts porque revelou, durante a entrevista de emprego com Dumbledore, que era a portadora inconsciente de um conhecimento importante. Dumbledore lhe deu abrigo na escola, em parte para protegê-la, em parte na esperança de que mais previsões genuínas viessem (mas teve que esperar muitos anos pela próxima).


Consciente de sua baixa distinção na equipe, já que quase todos eram mais talentosos que ela, Sibila passa a maior parte do tempo afastada dos colegas, em sua sala asfixiante e superlotada na torre. Não é surpresa, talvez, que tenha desenvolvido uma exacerbada dependência de álcool.



Reflexões de J.K. Rowling


As Professoras Trelawney e McGonagall são opostos completos: uma é praticamente uma charlatã manipuladora e pomposa, a outra é tremendamente inteligente, severa e correta. Eu sabia, no entanto, que quando a consumada intrusa não Hogwartiana Dolores Umbridge tentasse expulsar Sibila da escola, Minerva McGonagall, que tanto criticou Trelawney em muitas ocasiões, demonstraria sua verdadeira gentileza de caráter e correria para em sua defesa. Há um certo pathos na Professora Trelawney, ainda que eu fosse considerá-la muito irritante na vida real, mas acho que Minerva percebeu sua subjacente sensação de inadequação.


Criei histórias detalhadas para muitos funcionários de Hogwarts (como Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall e Rúbeo Hagrid), algumas das quais foram usadas nos livros, outras não. De certo modo é bom que eu tenha apenas uma vaga ideia do que aconteceu com a professora de Adivinhação antes de ir para Hogwarts. Imagino que a existência de Sibila antes de Hogwarts consistia em vagar pelo mundo bruxo, tentando permutar sua ancestralidade em troca de um emprego seguro, mas desdenhando de qualquer um que não oferecesse o que ela julgasse adequado ao seu status de vidente.


Adoro sobrenomes originários da Cornualha e não havia usado nenhum até o terceiro livro da série, então foi assim que a Professora Trelawney conseguiu seu nome de família. Não queria usar nada cômico, ou que sugerisse patifaria, mas algo impressionante e atrativo. "Trelawney" é um nome muito antigo, que sugere o excesso de confiança de Sibila em sua ancestralidade quando quer impressionar. Há uma bela e antiga canção da Cornualha que retrata esse nome ("Canção dos Homens do Oeste"). O nome de "Sibila" é homônimo ao das profetisas da antiguidade. Meu editor americano queria que eu usasse "Sibyl", mas preferi a minha versão porque, além de manter a referência às nobres sibilas dos velhos tempos, não deixa de ser uma variante menos antiquada. Além do mais, a Professora Trelawney não se qualifica exatamente como uma "profetisa".


NASCIMENTO

9 de Março

VARINHA

20,13 centímetros, aveleira e pelo de unicórnio, bem flexível

CASA DE HOGWARTS

Corvinal

HABILIDADES ESPECIAIS

Vidente, embora seu dom seja imprevisível e inconsciente

ASCENDÊNCIA

Mãe trouxa, pai bruxo

DESCENDÊNCIA

Casou cedo, mas o relacionamento teve uma ruptura imprevisível quando ela se recusou a adotar o sobrenome "Higglebottom"; sem filhos

PASSATEMPOS

Praticar profecias fatídicas na frente do espelho; beber xerez

tradução: POTTERMORE LIMITED © 2016

revisado e postado por: KALEL PESSANHA


 
 
 

Kommentare


  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • SoundCloud - Black Circle

© 2014-2019 por Kalel Pessanha. Orgulhosamente criado com o Wix.com

bottom of page